Home Destaques Estado de SP tem queda de 87% no número de internações por...

Estado de SP tem queda de 87% no número de internações por Covid-19

399
0

O estado de São Paulo registrou uma queda de 87% na média móvel de novas internações por Covid-19 em relação ao pior momento da variante ômicron neste ano. Nesta terça-feira (29), em média, 189 hospitalizações provocadas pela doença.

No pico da ômicron, em 29 de janeiro deste ano, essa média chegou a ser de 1.521 internações diárias.

Os dados consideram internações em leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em hospitais particulares e públicos, de pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A média móvel leva em consideração os dados dos últimos sete dias.

A queda foi comemorada pelo governo de São Paulo em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (30). “Com a queda crescente de pacientes com coronavírus, os hospitais estaduais abrem agora mais leitos para atendimento às pessoas com outras doenças”, disse o governador João Doria (PSDB).

Desde 16 de março, o estado está batendo, sucessivamente, o recorde de menor média móvel de internações por Covid-19. Antes disso, o menor número havia sido registrado no ano passado, em 10 de dezembro, com 269 hospitalizações(veja os dados no gráfico abaixo).

No pior momento da pandemia, em 26 de março de 2021, o índice chegou a ser de 3.399 novas internações diárias. Na época, o estado enfrentou esgotamento de leitos e ao menos 230 pessoas com Covid-19 ou suspeita morreram na fila por um leito de UTI na região metropolitana.

A queda ocorre em meio a flexibilização do uso de máscaras no estado e ao aumento no percentual da população vacinada contra o coronavírus em São Paulo.

O estado atingiu a meta de vacinar 90% da população elegível contra a Covid-19 no último dia 16. O número equivale ao percentual da população com mais de 5 anos de idade que já tem o esquema vacinal completo. O governo considera esquema vacinal completo a imunização com pelo menos duas doses de vacinas contra o coronavírus, ou a dose única, no caso do imunizante da Janssen.

Em relação à população total do estado de São Paulo, ou seja, considerando também as crianças de menos de 5 anos, que ainda não podem ser vacinadas, o percentual de imunização chegou a 85,55% nesta quarta-feira (30). Foram aplicadas mais de 104 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 no estado, segundo o painel do governo estadual.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here