Home Destaques Bolsonaro indica ministro do TCU para embaixada em Lisboa

Bolsonaro indica ministro do TCU para embaixada em Lisboa

2783
0
??????????????????????????????????????????????????????????

O presidente Jair Bolsonaro indicou o nome do ministro Raimundo Carreiro, do Tribunal de Contas da União (TCU), para ser o embaixador do Brasil em Lisboa.

Pela lei, Carreiro só seria obrigado a se aposentar em 2023, quando completaria 75 anos. Agora, a vaga dele vai ficar aberta no TCU, e Bolsonaro busca emplacar um aliado.

O presidente sabe que será preciso negociar. A vaga aberta é de indicação do Senado (parte dos ministros é indicada pelo Poder Executivo e parte pelo Congresso).

Um dos nomes defendido por Bolsonaro para a vaga de Carreiro é o do senador Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo no Senado.

Outro que também agrada ao Palácio do Planalto é o senador Marcos Rogério (DEM-RO), defensor do governo na CPI da Covid.

Mas há outros senadores no páreo. O preferido do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para a vaga no TCU é o senador Antonio Anastasia (PSD-MG).

O nome da senadora Kátia Abreu (PP-TO) surge como uma candidatura independente.

A nomeação para o TCU coloca frente a frente Bolsonaro e Pacheco. O senador foi eleito para a presidência da Casa, em fevereiro, com o apoio do presidente da República. Mas ambos se afastaram ao longo do ano.

Relator

Carreiro é o relator no TCU de todos os processos que envolvem a Presidência da República e os ministérios palacianos.

Um desses processos investiga gastos no cartão corporativo da Presidência.

Se Pacheco derrotar o Palácio do Planalto, o cenário no TCU passa a preocupar Bolsonaro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here